Diretor da Pirelli cogita pneus especiais para classificatórios da F1 em 2014

Paul Hembery diz que compostos específicos para a qualificação fariam com que pilotos tenham que ser perfeitos durante volta rápida

Guilherme Abati - iG São Paulo | - Atualizada às

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (8), Paul Hembery, diretor esportivo da Pirelli, disse que a fornecedora de pneus italiana tem interesse em desenvolver pneus especiais para serem utilizados durante os classificatórios da Fórmula 1 . O inglês, que afirmou também que espera ver a decisão do título apenas em Interlagos, acredita que Sebastian Vettel seja campeão da temporada.

Leia também: Exigência de Ecclestone, mudança dos boxes em Interlagos deverá sair até 2014

“Para 2013, infelizmente não teremos os pneus especiais. Nós não gostamos de ver os pilotos poupando pneus no Q3. Nosso contrato com a F1 termina em 2013, mas temos interesse e apoiamos a produção de pneus especiais para a classificação (em 2014), sim. Isso elevaria a disputa e a emoção. A classificação na F1 tem que se aproximar da perfeição. O piloto não pode cometer erros. Com os pneus especiais, o piloto teria que ser perfeito, dar uma volta apenas, limpa, sem erros”, afirmou.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

Decisão no Brasil 

Com a aproximação do término da temporada, Hembery aproveitou para dizer que quer ver o campeonato sendo decidido no GP do Brasil, que acontece no dia 25 de novembro, no circuito de Interlagos. “Na semana passada, vimos uma das corridas mais emocionantes da história, em Abu Dhabi, que marcou a vitória do oitavo piloto diferente da temporada. Algo histórico”, disse.

“Espero muito que o campeonato seja decidido no Brasil. O Brasil não é apenas um grande mercado para a Pirelli, como tem também um circuito importante e difícil para os pilotos e para os pneus, devido às ondulações. Interlagos é parecido com os circuitos tradicionais europeus: é muito complicado e os compostos se degradam rapidamente. Foi assim no ano passado, será assim neste ano”, prevê Hembery.

Interlagos não só marca o fim da temporada 2012, como marca o primeiro contato entre as equipes e os pneus que serão utilizados em 2013. “Levaremos os pneus de 2013 para as equipes testarem em Interlagos. Fizemos isso no ano passado. Será importante porque as equipes só terão contato novamente com os pneus durante os primeiros treinos de inverno, na Espanha. Ou seja, eles terão de estar muito atentos e conseguir o máximo de informações em Interlagos”, disse Hembery.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Sobre a disputa entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso, o inglês aproveitou para dar sua opnião sobre quem fica com o título. Para o inglês a Red Bull é a favorita ao título. “A partir da Hungria, a Red Bull foi a equipe que melhor se entendeu com os pneus. Tem um carro incrível. Vem de quatro vitórias nos últimos cinco GPs. Mas nada está decidido. Alonso está pilotando incrivelmente em 2012. E faltam duas semanas para o GP de Austin. Duas semanas é uma eternidade na F1. Tenho certeza que em Maranello eles estão trabalhando muito para rivalizar com Vettel", finalizou.

    Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
    Leia tudo sobre: PirelliPaul HemberyF1GP do Brasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG