Primeiro título de Ayrton Senna na F1 faz aniversário

Em 1988, seu primeiro ano na McLaren, o piloto travou batalha acirrada e superou o francês Alain Prost

iG São Paulo | - Atualizada às

No dia 30 de outubro de 1988, há 24 anos, no circuito japonês de Suzuka, Ayrton Senna, então com 28 anos, conquistou seu primeiro título mundial na Fórmula 1. O primeiro campeonato do brasileiro veio em uma das temporadas mais disputadas da história da categoria.

Leia também: Tricampeonato de Nelson Piquet completa 25 anos

Em seu primeiro ano na McLaren, Senna tinha pela frente o francês Alain Prost, à época bicampeão do mundo. A rivalidade entre os dois pilotos é talvez a maior já vista na história da F1

Foi uma temporada dominada pela McLaren. Senna e Prost venceram 15 das 16 provas disputadas naquele ano. A única corrida na qual um dos pilotos da McLaren não venceu foi no GP da Itália, quando nenhum dos dois completou a prova.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

O ano de Senna começou mal. Era o GP do Brasil, prova de abertura da temporada, e o piloto, como de costume, largou na pole-position, mas na volta 31 foi desclassificado. Prost venceu.

Na segunda batalha entre os pilotos, em San Marino, deu Senna. Em seguida, nos próximos dois GPs, Mônaco e México, Prost venceu e abriu vantagem na classificação. Senna, entretanto, deu o troco no francês e encaixou duas vitórias em sequência: Canadá e Estados Unidos.

Reprodução
1988 marcou o início de uma das maiores rivalidades da história da F1


Com seis provas disputadas, o placar estava rigorosamente empatado: três vitórias para cada lado.Na França, primeira etapa da fase européia da F1, Prost venceu pela quarta vez no ano, mas a partir daí Senna cresceu e ganhou as próximas quatro corridas: Inglaterra, Alemanha, Hungria e Bélgica. Na Itália, pela primeira e única vez em 1988, nenhum dos dois venceu. Gerhard Berger, da Ferrari, venceu. Prost, então, ganhou as próximas duas etapas, em Portugal e Espanha.

A Fórmula 1 desembarcou em Suzuka no fim de outubro para a decisão do campeonato. Uma vitória bastaria para Senna garantir seu primeiro título mundial. No classificatório, mais uma vez o brasileiro superou Prost e largou na pole. Tudo parecia encaminhado.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Porém, na largada, o brasileiro teve problemas quando o motor de sua McLaren apagou segundos antes do sinal verde. O brasileiro, graças à descida da reta dos boxes do circuito japonês, conseguiu fazer o motor voltar a funcionar. Mas o estrago já estava feito. Senna, que completou a primeira volta no 17º lugar, viu Prost, em primeiro, sumir na dianteira. A partir daí, Senna passou a imprimir um ritmo incrível e começou a recuperar as posições perdidas. Poucas voltas depois, lá estavam os dois: Prost em primeiro e Senna em segundo. Na mesma reta onde teve problemas de motor, Senna pôs seu bólido ao lado de Prost, e mesmo exprimido contra o muro do pit-lane, conseguiu assumir a liderança e sumir na dianteira. Com a vitória, Senna conquistava o primeiro de seus três títulos mundiais.

    Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
    Leia tudo sobre: Ayrton SennaF1Automobilismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG