Brasileiro chega à etapa da Índia confirmado por mais uma temporada na Ferrari e com objetivo de atrapalhar os rivais até o fim do campeonato

O GP da Índia deste fim de semana marca um recomeço de Felipe Massa na Ferrari. Pela primeira vez na temporada, o piloto começa uma semana de prova sem a pressão de estar correndo para renovar seu contrato. Após assinar por mais um ano com a escuderia italiana e estar garantido para 2013, a principal meta do brasileiro nas últimas quatro corridas de 2012 será ajudar Fernando Alonso a chegar ao tricampeonato.

Leia também: Desapontado, Schumacher diz que paixão motivou seu retorno à Fórmula 1

Correr com a certeza de que vai continuar na equipe no próximo ano tem sido um cenário incomum para Massa recentemente. Desde o ano passado, o piloto vinha sofrendo pressão por resultados. Sua primeira temporada sem nenhum pódio pela Ferrari fez os boatos sobre sua saída no fim de 2011 crescerem a cada prova. A escuderia, porém, resolveu não mexer em sua dupla e manteve o brasileiro até o fim de 2012, como previa seu contrato.

Nesta temporada, a cobrança foi ainda maior. Com o fim do contrato cada vez mais próximo, os resultados da primeira metade do campeonato foram ainda piores do que no ano passado, e a imprensa europeia dava sua saída como certa.

Até Luca di Montezemolo, presidente do time de Maranello, reconheceu que o acordo não seria renovado se o desempenho continuasse tão abaixo do esperado. “Não há dúvidas de que confirmar o Massa era impensável no meio da temporada, mas ele agora está nos dando o que esperamos dele”, afirmou o presidente à imprensa italiana antes do anúncio de renovação.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

Massa começou a virar o jogo a partir das férias de agosto. Nas últimas cinco corridas, é o piloto com o segundo melhor desempenho, com 56 pontos conquistados e uma volta ao pódio depois de dois anos .

Massa disputa na Índia sua primeira prova sem pressão por renovação de contrato
reprodução / Twitter
Massa disputa na Índia sua primeira prova sem pressão por renovação de contrato

A renovação foi anunciada depois do GP da Coreia do Sul , onde ficou em quarto e até chegou a ameaçar a terceira posição de Alonso, mas não o atacou para ajudar o companheiro na disputa pelo tricampeonato.

E essa deve ser a principal meta de Massa até o fim do ano. A Ferrari já avisou que o piloto será importante na briga do espanhol pelo título. “Eu espero muito dele e de sua capacidade de tirar pontos dos nossos rivais”, comentou Montezemolo após a renovação.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Se mantiver as recentes exibições e incomodar novamente os carros da Red Bull, principalmente o líder Sebastian Vettel, que está seis pontos à frente de Alonso , Massa irá cumprir seu principal papel nesta temporada e ainda pode deixar a equipe provavelmente como vice-líder do Mundial de Construtores. Seria a confirmação de que a equipe fez a escolha certa ao renovar seu contrato por mais um ano.

Confira a programação do fim de semana da Fórmula 1 na Índia *:

Sexta-feira, 26 de outubro

1º treino livre: 02h30

2º treino livre: 06h30

Sábado, 27 de outubro

3º treino livre: 03h30

Classificatório: 06h30

Domingo, 28 de outubro

Grande Prêmio da Índia: 07h30

* Sempre pelo horário de Brasília

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.