Webber bate Vettel no fim e crava a pole position para o GP da Coreia

Australiano surpreende e lidera dobradinha da Red Bull, com Hamilton e Alonso na segunda fila. Massa sai em sexto, e Bruno Senna em 18º

iG São Paulo | - Atualizada às

Mark Webber surpreendeu no treino classificatório para o GP da Coreia neste sábado (13) e conquistou a pole position com uma volta rápida nos instantes finais. O australiano da Red Bull bateu seu companheiro Sebastian Vettel, que era o favorito para a pole, mas sairá em segundo. Com o resultado, a Red Bull tem a chance de fazer a primeira dobradinha do ano em uma corrida e confirmar seu domínio recente.

Leia também:  Webber pode ser primeiro piloto a vencer na Coreia largando da pole

O alemão, que havia sido o melhor da sexta-feira e do último treino livre , tem chances de chegar à liderança do Mundial se vencer a prova e verá Fernando Alonso, seu principal concorrente ao título, largar da quarta posição. Lewis Hamilton vai sair em terceiro com a McLaren.

Felipe Massa conquistou o sexto tempo e completa a terceira fila atrás de Kimi Raikkonen, da Lotus. Romain Grosjean, companheiro do finlandês, vai largar em sétimo, seguido por Nico Hulkenberg, da Force India. Nico Rosberg e Michael Schumacher, pilotos da Mercedes, vão completar o Top-10 do grid de largada em Yeongam.

Bruno Senna, que não conseguiu nem se classificar na primeira parte do treino, vai largar em 18º na prova do domingo (14) - o brasileiro pode ainda ganhar uma posição caso seja confirmada uma punição a Daniel Ricciardo por troca de câmbio.

Q1 – Bruno Senna fica fora logo na primeira parte do treino

A disputa na parte final do Q1 foi acirrada. Senna, que usou os pneus supermacios para tentar se manter na briga, perdeu sua vaga de acesso ao Q2 no fim e terá de largar da 18ª posição. As surpresas foram as presenças de Alonso e Hamilton na parte de trás da classificação, também ameaçados de sair do treino logo na primeira fase. Como a última volta de Senna não foi suficiente, o britânico da McLaren foi o último dos classificados, logo atrás de Alonso.

Além de Senna, os eliminados na primeira parte foram Vitaly Petrov e Heikki Kovalainen, da Caterham, Charles Pic e Timo Glock, da Marusia, e Pedro de la Rosa e Narain Karthikeyan, da HRT. Como Pic teve de trocar o motor do carro, foi penalizado e vai largar da última posição.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

Q2 – Button é a surpresa entre os eliminados na segunda parte do treino

Jenson Button vai largar apenas da 11ª posição no GP da Coreia. O britânico da McLaren tentava nos instantes finais uma volta rápida para entrar no grupo dos dez primeiros que passavam para a disputa pela pole position, mas não obteve o tempo necessário e foi eliminado.

Sergio Pérez, que será companheiro de Button na McLaren em 2013, ficou logo atrás do britânico. Kamui Kobayashi, companheiro do mexicano na Sauber, vai sair da 13ª posição. Além deles, também foram eliminados Paul di Resta, Pastor Maldonado, Daniel Ricciardo e Jean-Éric Vergne.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Q3 – Webber surpreende no fim e faz a pole

Os classificados para a última parte do treino foram Vettel, Webber, Alonso, Massa, Hamilton, Schumacher, Rosberg, Raikkonen, Grosjean e Hulkenberg. Desde o começo, a disputa se encaminhava para uma pole tranquila de Vettel, mas o alemão foi surpreendido por seu próprio companheiro Mark Webber, que, com uma volta no fim, conquistou a primeira posição .

Líder do campeonato, Alonso vai sair da quarta posição e ainda terá Hamilton à sua frente. Massa conquistou a sexta posição e sairá atrás de Raikkonen, que está em terceiro no Mundial e busca sua primeira vitória. Grosjean vai largar em sétimo, à frente de Hulkenberg. Os pilotos da Mercedes ficaram para trás no Q3 e largam da quinta fila, com Rosberg em nono, à frente de Schumacher.

O Grande Prêmio da Coreia do Sul, 16ª etapa do campeonato mundial de Fórmula 1, vai acontecer no domingo (14), às 3 horas (de Brasília).

Confira abaixo como ficou o grid de largada para o GP da Coreia:

1 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – 1min37s242
2 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – 1min37s316
3 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – 1min37s469
4 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – 1min37s534
5 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – 1min37s625
6 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – 1min37s884
7 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – 1min37s934
8 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India –1min38s266
9 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – 1min38s361
10 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – 1min38s513
11 – Jenson Button (GBR) - McLaren – 1min38s441
12 – Sergio Pérez (MEX) - Sauber – 1min38s460
13 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – 1min38s594
14 – Paul di Resta (GBR) – Force India – 1min38s643
15 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – 1min38s725
16 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – 1min39s084
17 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – 1min39s340
18 – Bruno Senna (BRA) - Williams – 1min39s443
19 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – 1min40s207
20 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – 1min40s333
21 – Timo Glock (ALE) - Marussia – 1min41s371
22 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – 1min42s881
23 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – Sem Tempo
24 – Charles Pic (FRA) - Marussia – 1min41s317*

Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG