Kaltenborn assume Sauber e se torna a primeira mulher a chefiar equipe na F1

Aos 69 anos, Peter Sauber anunciou a aposentadoria nesta quinta-feira, na Coreia do Sul

iG São Paulo | - Atualizada às

Depois de Michael Schumacher foi a vez de Peter Sauber anunciar sua aposentadoria da Fórmula 1 . Nesta quinta-feira (11), o suíço de 69 anos, chefe da equipe que leva seu sobrenome, anunciou, na Coreia do Sul, que está deixando o comando do time. Com a aposentadoria do dirigente, a indiana Monisha Kaltenborn assume o comando e torna-se a primeira mulher a chefiar uma escuderia na história da Fórmula 1.

Leia também: Internauta do iG prefere que Felipe Massa continue na Ferrari em 2013

Monisha assume a Sauber em um bom momento. A equipe, que tem Sergio Pérez e Kamui Kobayashi como pilotos, soma quatro pódios em 2012, tem 116 pontos e é a quinta colocada no Mundial de Construtores.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

“Há muito tempo decidimos que Monisha me substituiria, mas não sabíamos quando exatamente isso aconteceira. Penso que agora é uma boa hora. É o momento certo de passar o bastão. Não tenho dúvidas de que Monisha tem o talento necessário para ser uma excelente chefe. Também tenho certeza que nossa equipe crescerá com ela”, disse o dirigente.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Kaltenborn também se pronunciou. “Naturalmente, sei da grande responsabilidade que tenho perante a equipe. Peter Sauber fundou a equipe há mais de 40 anos. Somos a quarta equipe mais antiga da F1. Estou comprometida a melhorar ainda mais a Sauber”, afirmou a nova chefe de equipe da Sauber. O anúncio foi feito no autódromo de Yeongam, onde será sediado o GP da Coreia de F1, neste fim de semana.

Indiana é advogada de formação e já trabalhou na ONU

A dirigente nasceu no norte da Índia, em 1971. Aos oito anos mudou para a Viena, Áustria, ao lado da família. Logo cedo, Kaltenborn se mostrou interessada em engenharia e automóveis, mas decidiu cursar Direito. Depois de formada, já com cidadania austríaca, Monisha trabalhou na ONU (Organização das Nações Unidas), e em escritórios de advocacia da Áustria. Nesta época, conheceu Jens Kaltenborn, também advogado, com quem se casou pouco depois.

A partir de 1998, a dirigente começou a trabalhar na Fritz Kaiser Group, uma acionista da Sauber. Da Fritz, Kaltenborn foi nomeada chefe do departamento jurídico da equipe. Um ano depois, já era membro do Conselho do time de Peter Sauber. A partir de 2010, a indiana passou a frequentar os boxes da Fórmula 1 e ganhar maior notoriedade, chegando, finalmente, ao posto de chefe da equipe austríaca.

Confira a programação completa do fim de semana da Fórmula 1 na Coreia do Sul *:

Quinta-feira, 11 de outubro
1º treino livre: 22h

Sexta-feira, 12 de outubro
2º treino livre: 2h
3º treino livre: 23h

Sábado, 13 de outubro
Classificatório: 2h

Domingo, 14 de outubro
Grande Prêmio da Coreia: 3h

* Sempre pelo horário de Brasília

Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
Leia tudo sobre: Monisha KaltenbornPeter SauberSauberFórmula 1

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG