GP dos Estados Unidos não será exibido ao vivo na TV brasileira

Etapa americana da Fórmula 1, que acontecerá simultaneamente à antepenúltima rodada do Brasileirão, será transmitida em VT após o Fantástico

Bruno Gecys - iG São Paulo | - Atualizada às

A TV Globo passará por uma saia justa em sua grade de programação esportiva no dia 18 de novembro. Isso porque, nesse dia, acontecerão simultaneamente os jogos da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro e a penúltima etapa da temporada da Fórmula 1, nos EUA, às 17 horas. E, segundo apurou com exclusividade o iG Automobilismo , quem vai levar a pior nesta briga é a prova no novíssimo circuito em Austin, no Texas, que será transmitida apenas em VT quase seis horas mais tarde, depois do programa dominical Fantástico .

Leia também: O que Felipe Massa deve fazer em 2013? Vote na enquete

A emissora não confirma se dará prioridade ao Brasileirão ou ao Mundial de F1 . Via assessoria, informa que, com essa antecedência – pouco mais de um mês -, a grade ainda não foi definida. Mas fontes ouvidas pelo iG dizem que a escolha pelo futebol já foi feita e que por enquanto a decisão é mostrar a corrida na íntegra depois do Fantástico, que termina por volta das 23h.

Como o Sportv , canal de TV por assinatura ligado à TV Globo , só pode retransmitir a corrida também em VT, por contrato, o GP dos Estados Unidos não terá transmissão no Brasil ao vivo televisionada.

A não transmissão da corrida nesta temporada coincide com o aniversário dos 40 anos da emissora na cobertura da categoria e no investimento em uma nova forma de mostrar as provas, que inclui link ao vivo antes, durante e depois das corridas e treinos, com entrevistas direto dos circuitos.

Audiência em baixa

Além do grande apelo da decisão do Brasileirão (que em novembro já terá jogos aos domingos realizados às 17h por conta do horário de verão), a escolha da emissora pode ser justificada pelos recentes números da audiência da Fórmula 1. Dados recentemente divulgados pela Folha de S. Paulo indicam que o ibope da categoria na Globo caiu 55% nos últimos dez anos, atingindo, em 2012, menos de 10 pontos de média pela primeira vez neste período de tempo.

A TV Globo já passou por casos semelhantes. No ano passado, o Grande Prêmio do Canadá não terminou no horário determinado por causa de uma longa paralisação por conta da chuva, e a emissora não exibiu o fim da prova para transmitir os jogos do Brasileirão.

O GP do Texas, assim como a 36ª rodada do Brasileirão, pode ser decisivo para definir o campeão, já que é o penúltimo da temporada, um antes do GP do Brasil. Fernando Alonso da Ferrari e Sebastian Vettel da Red Bull, ambos bicampeões, são os favoritos para conquistar o título. A corrida será disputada no novíssimo Circuito das Américas, finalizado em 2012, e uma das apostas para ganhar adeptos no mercado norte-americano. Além dele, New Jersey fará parte do calendário 2013 da Fórmula 1.

Getty Images
Sebastian Vettel e Fernando Alonso podem decidir título no Grande Prêmio dos Estados Unidos


VT já causou problemas para a emissora

Em maio deste ano, a Globo passou por uma grande polêmica após anunciar que transmitiria ao vivo a luta de Junior Cigano contra Frank Mir no UFC durante toda a semana que antecedeu o evento. No dia, no entanto, a emissora não alterou sua grade e o evento, que decidia o título do cinturão dos pesos pesados, só foi transmitido 30 minutos depois, em VT.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Getty Images
Luta entre Cigano e Frank Mir foi transmitida com atraso na TV Globo


Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
Leia tudo sobre: Fórmula 1F1GP dos Estados UnidosBrasileirão 2012

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG