Enquete: O que Felipe Massa deve fazer em 2013?

Pódio no Japão aumenta chances de renovação com a Ferrari, mas imprensa europeia ainda cogita nomes para sua vaga. Sauber, Force India, e até uma saída da F1 podem ser opções

iG São Paulo | - Atualizada às

O futuro de Felipe Massa é um dos principais assuntos do mercado da Fórmula 1 no momento. Em fim de contrato com a Ferrari, o brasileiro tem mostrado evolução na temporada, mas ainda passa por avaliação da equipe para renovar . Enquanto isso, seu nome começa a aparecer ligado à Sauber, mas a concorrência pela vaga na equipe é grande. Com isso, Massa ficaria sem alternativas competitivas na categoria e poderia optar até por uma saída da F1.

Leia também: Objetivo é ver Bruno Senna e Maldonado juntos no Top-10, diz Williams

Todas as especulações começaram logo no início da temporada, última de seu contrato com a Ferrari. Com um desempenho muito abaixo do esperado – e pior ainda se comparado ao de seu companheiro Fernando Alonso – Massa começou a ser pressionado pela imprensa e até pela própria escuderia, que indicou que só renovaria se resultados melhores começassem a aparecer.

Até as férias de agosto, a situação do brasileiro apontava para uma saída quase inevitável do time de Maranello. Massa tinha apenas 25 pontos em 11 provas e via o mexicano Sergio Pérez, piloto da Sauber e da Academia da Ferrari, apresentar bons resultados e ameaçar sua vaga.

Depois da pausa, porém, a chance da permanência de Massa voltou com muito mais força. Com desempenhos consistentes, o brasileiro terminou entre os oito primeiros em todas as corridas e já conquistou 44 pontos em apenas 4 GPs, contra 30 de Alonso, líder do campeonato. Além disso, o brasileiro se livrou da sombra de Pérez, que foi confirmado no lugar de Lewis Hamilton na McLaren a partir de 2013.

Na Europa, a imprensa sempre apostou na saída de Massa e sugeriu nomes. Com o pódio no GP do Japão do último domingo, porém, parte das opiniões começou a mudar, mas ainda há especulações que colocam os pilotos da Force India como opções da Ferrari para sua vaga, com vantagem para o britânico Paul di Resta.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

Nico Hulkenberg, que seria o outro possível substituto, foi recentemente ligado à Sauber, equipe na qual Massa começou a carreira e apareceu como sua melhor segunda opção para 2013. De acordo com a imprensa suíça, o alemão já tem tudo acertado para substituir Pérez nos próximos anos.

Com isso, as chances de Massa na Sauber diminuem. A outra vaga atualmente é de Kamui Kobayashi, que alcançou o primeiro pódio da carreira em Suzuka e também não sabe se continua na equipe. Caso permaneça, as opções de Massa ficam escassas, com o assento vago de Hulkenberg na Force India como principal aposta, mas com grandes riscos de perder a vaga para Jules Bianchi, também da Academia da Ferrari, atual terceiro piloto da equipe indiana.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Caso não consiga também essa opção, até uma saída da Fórmula 1 pode acontecer, já que Massa reconhece que não gostaria de ficar na categoria em uma equipe de menor expressão . Com isso, o brasileiro pode repetir o caminho de Rubens Barrichello, que saiu da Williams diretamente para a Indy, ou até arriscar disputar provas na Stock Car, categoria brasileira que recebe cada vez mais ex-pilotos da Fórmula 1. E na sua opinião, o que Massa deve fazer em 2013? Vote na enquete. 

Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
Leia tudo sobre: Fórmula 1F1Felipe MassaFerrariSauber

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG