Pista receberá neste fim de semana a 15ª etapa do campeonato da Fórmula 1 em 2012

A Fórmula 1 desembarca no Japão neste final de semana para a próxima disputa do calendário. A 15ª etapa do mundial acontecerá no circuito de Suzuka, um dos traçados mais desafiadores e tradicionais da categoria.

Leia também: Palco de metade dos títulos, Suzuka está na história brasileira na F1

A pista estreou no calendário em 1987 e, desde então, ficou de fora apenas em 2007 e 2008, quando foi substituída por Fuji. O circuito de Suzuka é o que mais consagrou campeões na Fórmula 1. Foram 11 títulos, sendo quatro deles de brasileiros – três de Ayrton Senna e um de Nelson Piquet.

O piloto com maior número de vitórias no local é Michael Schumacher, que já subiu seis vezes ao lugar mais alto do pódio do GP japonês e conquistou dois títulos na etapa. Entre os construtores, Ferrari e McLaren empatam com sete vitórias cada no local.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

O último piloto a decidir um campeonato no traçado foi Sebastian Vettel, no ano passado, quando precisava de apenas um ponto para se sagrar bicampeão mundial e conseguiu terminar a corrida em terceiro. Na atual temporada, ainda não há chances de decisão de título: o alemão está na vice-liderança do Mundial , 29 pontos atrás do líder Fernando Alonso.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

A pista é conhecida por ter curvas rápidas e um asfalto liso e com boa aderência, e o seu traçado é o único entre todos do calendário em que duas retas se encontram, passando uma por cima da outra através de uma ponte elevada. A volta mais rápida em uma prova foi realizada por Kimi Raikkonen, em 2005, com o tempo de 1min31s540.

A seguir, conheça o circuito de Suzuka dando uma volta virtual:

Confira a programação completa do fim de semana da Fórmula 1 no Japão *:

Quinta-feira, 4 de outubro
1º treino livre: 22h

Sexta-feira, 5 de outubro
2º treino livre: 2h
3º treino livre: 23h

Sábado, 6 de outubro
Classificatório: 2h

Domingo, 7 de outubro
Grande Prêmio do Japão: 3h

* Sempre pelo horário de Brasília

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.