Hamilton sobra no classificatório e faz a pole position em Cingapura

Britânico da McLaren fica meio segundo à frente de Maldonado, surpresa do treino, que larga em segundo. Vettel sai em terceiro, Massa é 13º, e Bruno Senna fica em 22º

iG São Paulo | - Atualizada às

Lewis Hamilton desbancou todo o favoritismo que Sebastian Vettel construiu nos três treinos livres em Marina Bay e conquistou a pole position para o GP de Cingapura neste sábado (22). O britânico da McLaren cravou o tempo de 1min46s362 e sobrou na última fase do treino. Com o resultado, Hamilton vai largar da primeira posição pela 24ª vez na carreira e entra no Top-10 de pilotos com mais poles na F1.

Leia também: Confira todos os detalhes do treino classificatório em Marina Bay

Hamilton ficou meio segundo à frente de Pastor Maldonado, da Williams, que surpreendeu no fim e vai sair da segunda colocação. Vettel vai largar em terceiro, à frente de Jenson Button. Fernando Alonso, líder do campeonato, sairá em quinto, seguido por Paul di Resta. Mark Webber e Romain Grosjean vão formar a quarta fila, à frente de Michael Schumacher e Nico Rosberg, que não marcaram tempo no Q3 e vão largar em nono e décimo, respectivamente.

Os brasileiros não se deram bem e foram eliminados ainda no Q2. Felipe Massa vai largar da 13ª posição , enquanto Bruno Senna bateu, não marcou tempo e sairá em 22º , após trocar o cãmbio da Williams.

Q1 – Massa e Senna se classificam no limite para o Q2. Kobayashi é eliminado

Os dois brasileiros tiveram de torcer no fim da primeira parte do classificatório. Massa não usou os pneus supermacios e resolveu apostar em seu primeiro tempo marcado para ficar entre os 17 primeiros que passam ao Q2. O brasileiro da Ferrari ficou na 16ª posição, logo à frente de Senna, e passou para a segunda fase.

O brasileiro da Williams vinha em uma volta ainda melhor que Massa, mas perdeu tempo no último setor e se classificou na última posição para o Q2. O primeiro eliminado foi Kamui Kobayashi, da Sauber, que não conseguiu bater o tempo dos brasileiros no final.

Os outros seis eliminados foram Vitaly Petrov e Heikki Kovalainen, da Caterham, Timo Glock e Charles Pic, da Marussia, além de Narain Karthikheyan e Pedro de La Rosa, da HRT, que vão fechar o grid no domingo.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

Q2 – Brasileiros são eliminados da disputa pela pole

O treino dos brasileiros, que começou complicado, terminou na segunda parte da atividade. O primeiro a ser eliminado foi Senna, que bateu no muro da mesma maneira que havia feito na sexta-feira (21) e teve de voltar aos boxes com a suspensão quebrada. O brasileiro largaria na 17ª posição, ams perdeu cinco posições por troca de cãmbio e sai na 22ª colocação.

Massa também foi eliminado no Q2 e não vai largar na frente. O brasileiro da Ferrari ficou apenas com o 13º tempo e terá de tentar uma corrida de recuperação para conseguir pontuar novamente.

Nico Hulkenberg vai largar em 11º. O piloto da Force India perdeu sua vaga no Q3 no instante final, quando Schumacher fez sua volta e ficou entre os dez primeiros. Kimi Raikkonen, terceiro colocado no Mundial, vai largar apenas da 12ª posição. O 14º será Sergio Pérez, que vai largar atrás de Massa. Daniel Ricciardo vai começar em 15º, à frente de Jean-Éric Vergne, seu companheiro de Toro Rosso.

Q3 – Hamilton sobra e conquista mais uma pole

A disputa pela pole começou com Vettel e Hamilton mais rápidos que os concorrentes. Além deles, também se classificaram Webber, Button, Alonso, Rosberg, Schumacher, Grosjean, Di Resta e Maldonado.

Com um ótimo tempo no início, Hamilton se garantiu em primeiro pela quinta vez no ano. Maldonado também foi muito rápido e larga em segundo, à frente de Vettel. Button, companheiro de Hamilton na McLaren, conquistou o quarto tempo. A posição de Button pode ser importante para Hamilton, que está em segundo no campeonato, e verá Alonso, líder, largar da quinta posição.

Di Resta cravou o sexto melhor tempo do Q3 com a Force India, à frente de Webber e Grosjean. A dupla da Mercedes nem saiu para cronometrar volta na última parte do treino e vai largar da quinta fila: Schumacher sairá em nono, à frente de Rosberg, que completa a lista dos dez primeiros colocados.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

O Grande Prêmio de Cingapura, 14ª etapa do campeonato, será disputado no domingo (23), às 9 horas (de Brasília).

Confira abaixo o grid de largada do Grande Prêmio de Cingapura:

1 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – 1min46s362
2 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – 1min46s804
3 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – 1min46s905
4 – Jenson Button (GBR) - McLaren – 1min46s939
5 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – 1min47s216
6 – Paul di Resta (GBR) – Force India – 1min47s241
7 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – 1min47s475
8 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – 1min47s788
9 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – Sem Tempo no Q3
10 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – Sem Tempo no Q3
11 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India –1min47s975
12 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – 1min48s261
13 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – 1min48s344
14 – Sergio Pérez (MEX) - Sauber – 1min48s505
15 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – 1min48s774
16 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – 1min48s849
17 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – 1min49s933
18 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – 1min50s846
19 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – 1min51s137
20 – Timo Glock (ALE) - Marussia – 1min51s370
21 – Charles Pic (FRA) - Marussia – 1min51s762
22 - Bruno Senna (BRA) - Williams – 1min49s809 *
23 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – 1min52s372
24 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – 1min53s355

* piloto perdeu cinco posições por troca de câmbio

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG