Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google

Trocas em Ferrari, McLaren e Mercedes podem mudar cara da F1 em 2013

Confira como deve ficar o grid caso Massa não renove com a escuderia italiana, Schumacher se aposente e Hamilton saia de sua equipe

Bruno Gecys - iG São Paulo | - Atualizada às

A Fórmula 1 se encaminha para a reta final da temporada 2012, um período em que as especulações sobre transferências começam a ganhar mais força. E na maioria das equipes grandes ainda há dúvidas para o próximo ano.

Leia também: Pérez não está pronto para correr na Ferrari, diz presidente da equipe

A exceção é a Red Bull, que já tem Sebastian Vettel e Mark Webber com contratos para 2013. Os casos de Felipe Massa na Ferrari, Lewis Hamilton na McLaren e Michael Schumacher na Mercedes são as principais interrogações para a próxima temporada.

Para reproduzir como ficaria o grid caso algumas dessas mudanças realmente aconteçam, o iG preparou quatro cenários envolvendo essas especulações, mostrando quais seriam suas consequências. Confira:

Deixe seu recado e comente esta notícia com outros leitores 

Cenário 1 – Massa, Schumacher e Hamilton deixam suas atuais equipes

Porque pode acontecer:  O contrato de Massa com a Ferrari acaba no fim deste ano e o brasileiro ainda não renovou. Schumacher, por sua vez, ainda não decidiu se vai se aposentar após o termino da atual temporada. E o nome de Hamilton, que teve alguns problemas com a McLaren, é bastante cotado para defender a Mercedes em 2013 .

Como ficaria:  O principal candidato na Ferrari (dentre vários - veja no cenário 4 ) é o mexicano Sergio Pérez, que tem se destacado e é da Academia de Pilotos da equipe italiana. Caso saia da Sauber, Pérez abre um lugar na Sauber. Charles Pic, da Marussia, é o principal candidato à vaga. No caso da Mercedes, se Schumacher se aposentar e Hamilton ficar livre, o britânico é o grande nome para substituir o heptacampeão. Neste caso, a McLaren precisaria de alguém para fazer dupla com Jenson Button, e Paul di Resta, atualmente na Force India, é quem mais tem chance . O nome de Kimi Raikkonen também é especulado, mas uma saída da Lotus é improvável. No posto que se abriria na Force India, o reserva Jules Bianchi seria o substituto natural. Mas há outras possibilidades, inclusive Luiz Razia, que testou pela equipe nos treinos para jovens  desta terça-feira (11). Veja como ficariam essas equipes nesse caso. 

iG São Paulo
Cenário 1: Saída de Massa na Ferrari e ida de Hamilton para a Mercedes, abrindo vagas para Pérez na Ferrari, Di Resta na McLaren, Bianchi na Force India e Pic na Sauber

Cenário 2 - Massa fica na Ferrari, mas Schumacher e Hamilton saem de suas equipes

Porque pode acontecer: Apesar de não ter subido ao pódio neste ano, a recuperação de Massa nesta segunda metada da temporada pode ajudar Alonso a chegar ao tricampeonato e, com isso, facilitar sua renovação. Assim, a dupla da Ferrari não seria alterada. Enquanto isso, como no cenário 1, as vagas na Mercedes, na McLaren e na Force India seriam alteradas com a aposentadoria de Schumacher.

Como ficaria: A situação da Ferrari continua a mesma, enquanto a decisão de Schumacher deixa espaço para Hamilton, que seria substituído por Di Resta, abrindo vaga na Force India, que tem Bianchi como favorito ao posto. Veja como ficariam essas equipes nesse caso

iG São Paulo
Cenário 3: Hamilton iria para a Mercedes no lugar de Schumacher, deixando Di Resta na McLaren e Bianchi na Force India

Cenário 3 – Schumacher sai, mas Hamilton fica na McLaren

Porque pode acontecer: Este cenário continua com a aposentadoria de Schumacher, mas também leva em consideração a manutenção de Hamilton na McLaren, equipe em que está desde adolescente.

Como ficaria: Se Hamilton permanecer, a McLaren segue com sua dupla atual. Schumacher seria então substituído por Paul di Resta , que tem ligações com a Mercedes, já que disputou campeonatos de turismo pela equipe na Alemanha. Neste ano, a própria equipe afirmou que o escocês é uma possibilidade para a vaga do heptacampeão. Com isso, a vaga na Force India seria preenchida por Bianchi, como no primeiro cenário. Veja como ficariam essas equipes nesse caso.

iG São Paulo
Cenário 2: Schumacher decidiria pela aposentaria, mas Hamilton fica na McLaren. Com isso, Di Resta iria para Mercedes, com Bianchi na Force India

Cenário 4 – Apenas Massa sai de sua equipe

Porque pode acontecer: Como no cenário 1, a Ferrari não renovaria com Massa. O que muda aqui é a permanência de Schumacher por mais um ano na Mercedes, o que deixaria Hamilton com mais chances de renovar com a McLaren.

Como ficaria: Massa deixaria a equipe, sem destino confirmado em 2013, já que afirma que não pretende guiar por equipes menores na F1. O nome mais forte para a vaga do brasileiro é o de Pérez , que faz grande temporada pela Sauber. Vários outros, no entanto, já foram comentados na imprensa internacional: Nico Hulkenberg, da Force India, Raikkonen, da Lotus, e Adrian Sutil e Robert Kubica, que estão fora da F1. Mas, caso o favorito Pérez fosse o substituto do brasileiro, a vaga na Sauber provavelmente seria preenchida por Pic, como no cenário 1. Veja como ficariam essas equipes nesse caso. 

iG São Paulo
Cenário 4: A única mudança entre as grandes seria a saída de Massa da Ferrari, sendo trocado por Pérez, que deixaria vaga para Charles Pic na Sauber

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG