Confira a tradicional pista que vai receber a próxima etapa da Fórmula 1 neste domingo

A última prova da Fórmula 1 na Europa em 2012 vai acontecer no próximo domingo (9), no circuito de Monza, na Itália. Os carros voltarão à pista apenas uma semana depois do GP da Bélgica . Como a diferença do líder Fernando Alonso para os rivais caiu após a última prova, a importância da próxima etapa aumenta.

Leia também: Em Monza, piloto da HRT será primeiro chinês a correr em treino da F1

Monza recebe o GP da Itália desde o primeiro ano da Fórmula 1 , em 1950, com exceção do ano de 1980, em que o evento foi realizado em Ímola. O maior vencedor do tradicional circuito é Michael Schumacher, que tem cinco triunfos na pista italiana. Por equipes, a Ferrari leva grande vantagem na sua corrida “em casa”: tem 18 vitórias, contra nove da McLaren.

Mas a pista também traz ótimas recordações para os pilotos brasileiros. Primeiro para Emerson Fittipaldi, que ganhou seu primeiro título mundial há 40 anos neste circuito . Com a vitória na corrida em 1972, o piloto conquistou ali o primeiro título mundial de um piloto brasileiro na Fórmula 1.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

Os outros brasileiros também têm muita história no circuito. Nelson Piquet é o segundo maior vencedor, com 4 triunfos. Rubens Barrichello já venceu três vezes por lá e é dono da volta mais rápida até hoje, com 1min21s046 no ano de 2004 com a Ferrari. Já Ayrton Senna venceu duas vezes no local, em 1990 e 1992.

Quem venceu na temporada passada foi Sebastian Vettel, com a Red Bull. A pista também é especial para o alemão, que conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 exatamente no circuito de Monza, com a Toro Rosso, em 2008. Dos pilotos atuais, além de Schumacher e Vettel, Alonso é o único que já conseguiu vencer no local.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Confira abaixo uma volta virtual que mostra as grandes retas e as famosas curvas de um dos mais tradicionais circuitos da Fórmula 1.

Confira a programação completa do fim de semana da Fórmula 1 na Itália *:

Sexta-feira, 7 de setembro
1º treino livre: 5h
2º treino livre: 9h

Sábado, 8 de setembro
3º treino livre: 6h
Classificatório: 9h

Domingo, 9 de setembro
Grande Prêmio da Itália: 9h

* Sempre pelo horário de Brasília

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.