Tamanho do texto

Batidas e punições não são novidade para os dois pilotos em 2012. Relembre algumas confusões causadas pela dupla

O Grande Prêmio da Bélgica do último domingo (2) ficou marcado por dois erros de pilotos. O mais marcante foi o de Romain Grosjean, que causou um grave acidente na primeira curva de Spa-Francorchamps e foi suspenso da próxima etapa da Fórmula 1 .

Leia também: Lotus confirma D'Ambrosio como substituto de Grosjean em Monza

Além disso, o domingo também ficou marcado pela dupla punição que Pastor Maldonado recebeu . O piloto da Williams queimou a largada e, depois de a prova ter sido reiniciada, se chocou contra o carro de Timo Glock, o que lhe rendeu a perda de dez posições no grid do GP da Itália do próximo domingo.

Mas essas não foram as primeiras confusões que os dois causaram. Para se ter uma ideia, Maldonado é o piloto com mais punições no grid neste ano: foram nove em 12 etapas. Já Grosjean ficou marcado pelos acidentes nos inícios de prova: foram quatro abandonos nas primeiras voltas neste ano, que deixam o francês como o piloto com menos giros realizados na temporada, com apenas 480 de 730 nas 12 etapas.

Confira abaixo dez barbeiragens que os dois aprontaram até aqui em 2012:

1 - Grosjean causa múltiplos acidentes em Spa-Francorchamps e é suspenso

O francês da Lotus é o autor da maior barbeiragem da temporada da Fórmula 1 até agora. Instantes depois da largada do GP da Bélgica, o piloto não viu o carro de Lewis Hamilton a seu lado e espremeu o britânico contra a parede. Depois disso, voou para cima de Fernando Alonso e Sergio Pérez e fez com que todos envolvidos abandonassem a prova . Depois da corrida, levou uma suspensão da FIA por direção perigosa e não vai participar do GP da Itália.

2 - Maldonado bate carro da Williams em exibição na Venezuela

O piloto da Williams conseguiu bater seu carro em pleno período de férias da Fórmula 1. Em uma exibição realizada pela equipe em Caracas, o venezuelano tentou realizar um 360º e bateu o bólido no meio-fio, avariando o carro na frente de Frank Williams e Hugo Chávez.

3 - Grosjean abandona em Mônaco após bater em Schumacher

A batida na Bélgica foi a pior de Grosjean, mas a confusão que o francês causou em Mônaco foi bem parecida. Assim como em Spa, o piloto fechou um rival contra a parede antes da primeira curva. Daquela vez, a vítima foi Michael Schumacher, que ainda conseguiu continuar na prova. Grosjean perdeu o controle e bateu seu carro para abandonar novamente no começo, depois de fazer o carro do japonês Kamui Kobayashi voar.

 Romain Grosjean roda após tocar na Mercedes de Schumacher
AP
Romain Grosjean roda após tocar na Mercedes de Schumacher


4 - Maldonado e Grosjean se encontram na pista e o francês abandona na Austrália

Os dois pilotos que mais se envolveram em acidentes em 2012 também protagonizaram um desses episódios juntos. Logo na estreia, na Austrália , os dois estavam lado a lado quando o venezuelano fechou o piloto da Lotus e tirou o rival da corrida logo na primeira volta.

5 - Maldonado queima a largada e bate em Glock na largada do GP da Bélgica

O GP da Bélgica ficou muito marcado pelo acidente causado por Grosjean, mas Maldonado também aprontou das suas. O venezuelano da Williams soltou a embreagem do carro antes da hora e queimou a largada. Depois dos choques do início, a prova foi reiniciada e Maldonado foi mal de novo ao se chocar contra o carro de Timo Glock. Os dois incidentes fizeram o piloto perder dez posições no grid da Itália.

Será que Maldonado queimou a largada em Spa?
AFP
Será que Maldonado queimou a largada em Spa?


6 - Maldonado bate em Hamilton e é punido em Valência

O venezuelano vinha bem no GP da Europa e brigava pela terceira posição com Lewis Hamilton no fim da prova, até que tentou uma ultrapassagem arriscada e fez com que o britânico batesse no muro e abandonasse a corrida. Maldonado se recuperou, chegou em décimo, mas perdeu posições depois da prova após receber um acréscimo de 20 segundos em seu tempo de corrida como punição.

7 - Maldonado perde o controle do carro na última volta e deixa de pontuar na Austrália

Logo na primeira prova do ano, Maldonado jogou fora preciosos pontos para a Williams. O venezuelano vinha na sexta posição do GP da Austrália, próximo de Fernando Alonso. Chegando cada vez mais perto do espanhol, o piloto da Williams perdeu o controle do carro e bateu sozinho no muro na última volta em Melbourne, desperdiçando a chance de pontuar.

8 - Maldonado causa bandeira vermelha em treino livre em Mônaco

O último treino livre para o GP de Mônaco foi marcado por uma bandeira vermelha causada por Maldonado. O piloto da Williams fechou Sergio Pérez, bateu o carro e fez a atividade terminar antes do fim por causa dos detritos na pista. Depois do treino, além de perder dez posições no grid por causa da manobra perigosa, foi chamado de “louco” pelo mexicano.

9 - Maldonado volta a bater em Pérez e mexicano pede punição severa

As confusões de Maldonado com Pérez não pararam em Mônaco. No GP da Grã-Bretanha, o venezuelano jogou o carro para cima da Sauber de Pérez quando viu que o rival se aproximava para ultrapassá-lo. O mexicano abandonou a prova e voltou a criticar o venezuelano. “Todo mundo tem preocupações com ele. Ele afeta muitos pilotos, eu não sou o único. Eu realmente espero que os comissários possam fazer algo”, comentou Pérez à época.

Sergio Pérez observa seu carro ser retirado da pista de Silverstone depois de batida com Maldonado
AP
Sergio Pérez observa seu carro ser retirado da pista de Silverstone depois de batida com Maldonado


10 - Grosjean também se envolve em confusão no início da prova da Malásia

Em mais uma disputa por posição com Schumacher, Grosjean abandonou a segunda prova da temporada mais uma vez no início da prova . Atrapalhado pela chuva, o francês perdeu o controle de sua Lotus, rodou e foi parar na brita do circuito malaio.

Romain Grosjean abandona prova na Malásia
Getty Images
Romain Grosjean abandona prova na Malásia