Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google

Confira os principais números da temporada 2012 da Fórmula 1 até agora

Pole positions, pódios, voltas realizadas, punições... Veja as estatísticas que mostram o desempenho dos pilotos na primeira parte do campeonato

iG São Paulo | - Atualizada às

Depois de 11 provas na temporada de 2012, a Fórmula 1 vive um período de férias durante o mês de agosto, antes da reta final do calendário. Na primeira metade do campeonato, o grande destaque foi Fernando Alonso, que terminou na liderança, com três vitórias. A temporada, porém, também teve outros números interessantes que podem servir como análise do desempenho de alguns pilotos. Confira algumas estatísticas abaixo:

Leia também: Novas fotos do filme sobre Lauda e Hunt são divulgadas

Pódios

Líder do campeonato, Alonso foi quem mais subiu no pódio até agora em 2012. Das 11 provas, o espanhol da Ferrari terminou seis vezes entre os três primeiros. Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen conseguiram o feito cinco vezes. O finlandês da Lotus, porém, ainda não chegou à sua primeira vitória no retorno à Fórmula 1.

Um destaque curioso é a Red Bull. Apesar de liderar o Mundial de Equipes, o time aparece atrás de McLaren, Lotus e Ferrari em número de pódios por escuderias. Foram cinco vezes: três com Sebastian Vettel e duas com Mark Webber. A McLaren e a Lotus foram oito vezes ao pódio.

Pole Positions

A briga pelas poles está muito disputada neste ano. Hamilton e  Vettel foram os melhores neste quesito, largando na frente em três oportunidades. Alonso tem duas, enquanto Nico Rosberg, Pastor Maldonado e Mark Webber conseguiram largar da frente uma vez no campeonato.  Para efeito de comparação, no ano passado, depois de 11 temporadas, Vettel já tinha conseguido largar na frente em oito provas.

Mudanças de posições na primeira volta

O desempenho dos pilotos na largada pode ser decisivo para a realização de boas provas. Nesta primeira parte do campeonato, quem mais ganhou posições no início das provas foi Timo Glock, da Marussia, com uma média de 2,3 por corrida. Logo atrás, aparecem os pilotos da Ferrari: Fernando Alonso tem média de 1,6 posição por corrida, enquanto Felipe Massa aparece com 1,4. O pior das largadas é Romain Grosjean, da Lotus, que, pela média, perdeu 2,6 posições por largada no ano.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

Mais e menos voltas realizadas

De todas as 11 provas realizadas até agora, apenas três pilotos conseguiram completar todas. Alonso, Raikkonen e Rosberg realizaram todas as 686 voltas do campeonato até agora. O espanhol da Ferrari ainda conseguiu o feito de pontuar em todas essas corridas.

Na parte de baixo da tabela, Michael Schumacher e Pedro de la Rosa completaram apenas 487 voltas. Quem menos andou nessas provas foi Romain Grosjean. O francês da Lotus abandonou as corridas de Austrália, Malásia, Mônaco e Valência e completou apenas 480 giros.

Quem mais liderou até agora

O líder Alonso foi quem mais andou na frente durante as voltas das corridas. De todos os 686 giros realizados no ano até agora, o espanhol esteve na frente em 216. Sebastian Vettel aparece em segundo, com 122, enquanto Lewis Hamilton passou 115 voltas no topo das provas.

Voltas mais rápidas

Vettel foi quem mais deu voltas rápidas das provas, com três. Aí a disputa também é acirrada : Raikkonen tem duas, e outros seis pilotos têm uma cada um: Jenson Button, Kamui Kobayashi, Romain Grosjean, Sergio Pérez, Nico Rosberg e Michael Schumacher.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Punições

Pastor Maldonado foi o piloto mais punido do campeonato até agora. O venezuelano recebeu seis punições nas 11 primeiras provas: quatro em classificatórios e duas em corridas. O mexicano Sergio Pérez recebeu quatro. 

Enquanto isso, apenas seis pilotos não foram punidos nenhuma vez no ano: Alonso, Ricciardo, Jenson Button, Paul di Resta, Vitaly Petrov e Timo Glock ainda estão “limpos” no campeonato.

Getty Images
Romain Grosjean foi o piloto que completou menos voltas em 2012



Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG