Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google

Webber pode salvar o último grande recorde de Ayrton Senna na Fórmula 1

Em 1991, piloto brasileiro foi o mais jovem tricampeão mundial da categoria. Neste ano, Alonso e Vettel podem superar a marca, mas têm a concorrência forte de Webber no Mundial

Bruno Gecys - iG São Paulo | - Atualizada às

A manutenção do último grande recorde de Ayrton Senna na Fórmula 1 pode estar nas mãos de Mark Webber. O piloto da Red Bull, atual segundo colocado do campeonato,  está entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel na classificação. Caso um de seus concorrentes conquiste o título, será o piloto mais jovem a alcançar o tricampeonato na história da categoria.

Leia também: Veja em fotos os 12 fatos que marcaram a F1 2012 até aqui

A marca atualmente pertence a Senna. Em 20 de outubro de 1991 , o ídolo brasileiro se consagrou o tricampeão mundial mais jovem da história, com 31 anos e 227 dias. Nos últimos 21 anos, ninguém conseguiu bater esta importante marca.

Dos recordes mais significativos conquistados por Senna na categoria, este é o mais relevante que ainda segue sem ser batido. Durante sua carreira, o brasileiro obteve muitas marcas importantes: passou a ter o maior número de pole positions, inícios de prova na primeira fila, pole e vitória no mesmo GP, voltas lideradas, entre outras.

Estes recordes, porém, foram batidos por Michael Schumacher em seus anos de domínio com a Ferrari. A honra de ser o tricampeão mais jovem, entretanto, o alemão não conseguiu superar. Em seu terceiro título, no ano 2000, Schumacher era 80 dias mais velho que Senna à época de seu tricampeonato.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

Neste ano, Senna está seriamente ameaçado de perder seu último grande recorde. Alonso lidera o Mundial e completou 31 anos recentemente . Se conquistar o título na última prova do ano, no Brasil, será 81 dias mais novo que Senna em seu terceiro título mundial. Em entrevista recente, o espanhol mostrou satisfação por poder igualar seu "ídolo" Senna se conquistar o tricampeonato.

Com Vettel, a diferença seria ainda maior. O alemão da Red Bull tem apenas 25 anos de idade e já pode conseguir seu tricampeonato. Além disso, ainda seria o tricampeão seguido mais jovem, já que Michael Schumacher conquistou o título três vezes seguidas aos 33 anos.

Por isso, o papel de Webber é importante. O australiano tenta chegar a seu primeiro título brigando justamente com os bicampeões. Vale lembrar que esta seria a última chance de Alonso bater essas marca. Vettel, porém, ainda terá novas oportunidades nos próximos anos.

Além de Webber, mais dois pilotos também podem evitar que Senna perca o recorde. O campeonato ainda tem Lewis Hamilton, em quarto, e Kimi Raikkonen, em quinto, que brigam com grandes chances para conquistarem o bicampeonato mundial.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Vale lembrar que, além desse, Senna ainda é dono de alguns recordes menos marcantes, mas difíceis de serem batidos. O piloto é, ainda hoje, o maior vencedor no tradicional circuito de Mônaco, com seis conquistas. Além disso, tem o maior número de poles consecutivas: o brasileiro largou oito vezes em sequência do primeiro lugar, entre as temporadas de 1988 e 1989. 

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG