Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Massa entra de férias sem superar Alonso em classificatórios ou GPs

Brasileiro nunca tinha zerado contra parceiros de equipe na primeira parte do campeonato. Confira como estão todas as brigas internas

Bruno Gecys - iG São Paulo |

AP
Felipe Massa é o único piloto do grid que foi superado pelo seu parceiro em todos os classificatórios e todas as corridas

Com o fim da primeira parte da temporada, a Fórmula 1 entra em um período de pausa no mês de agosto. O intervalo serve para analisar como está o desempenho dos pilotos no duelo interno dentro das equipes até agora. E o que mais chama a atenção nas brigas é que Felipe Massa não conseguiu bater Fernando Alonso em nenhum classificatório ou corrida em todos os 11 GPs da temporada (confira tabela completa abaixo). O brasileiro é o único piloto "zerado" no duelo dentro das equipes. 

Leia também: Equipes chegam a acordo e banem duplo DRS para temporada 2013, diz revista

Em toda sua carreira, Massa nunca havia zerado totalmente em grids ou provas contra o companheiro de equipe até a paralisação do campeonato. Na Sauber, contra Nick Heidfeld, Giancarlo Fisichella e Jacques Villeneuve, os duelos foram equilibrados. Em 2006, teve de encarar o heptacampeão mundial Michael Schumacher logo em seu primeiro ano na Ferrari e ainda assim conseguiu batê-lo algumas vezes antes das férias. Depois, teve novamente embates equilibrados com Kimi Raikkonen e ainda bateu Alonso em algumas oportunidades em 2010 e 2011.

Enquanto Massa ainda não conseguiu superar Alonso, Bruno Senna trava um duelo mais igual contra Pastor Maldonado na Williams. Nos classificatórios, o venezuelano leva grande vantagem: saiu oito vezes na frente de Senna. Nas corridas, porém, a disputa é grande. Senna leva vantagem de 7 a 4. Além disso, pontuou em seis oportunidades, contra apenas duas do venezuelano, que está na frente no Mundial por conta da vitória conquistada em Barcelona.

Deixe seu recado e comente esta notícia com outros leitores

Na Red Bull, o domínio que Sebastian Vettel teve nos últimos anos sobre Mark Webber já não é tão claro. O piloto alemão foi melhor em classificatórios e corridas em seis vezes, contra cinco do australiano. Na McLaren, Lewis Hamilton tem grande vantagem sobre Jenson Button: foi melhor em oito classificatórios e sete provas das 11 possíveis. 

AP
Vettel e Webber travam disputa equilibrada na Red Bull

A Lotus mostra uma das situações mais curiosas entre seus pilotos. Romain Grosjean tem se mostrado muito veloz e conseguiu ir melhor em oito sábados contra Kimi Raikkonen. O finlandês, porém, terminou nove provas à frente do francês e já subiu cinco vezes no pódio.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

A primeira metade do campeonato marcou também a volta de Schumacher ao pódio depois de sua volta à F1, em 2010. Apesar disso, o alemão perde por 7 a 4 para Nico Rosberg no duelo interno da Mercedes nos classificatórios e nas corridas, além de ter visto seu companheiro chegar à sua primeira vitória na carreira, na China.

Na Sauber, o equilíbrio é total. Enquanto Kamui Kobayashi foi melhor que Sergio Pérez em seis classificatórios contra cinco do mexicano, o placar se inverte em corridas. Na Force India, Paul di Resta bateu Nico Hulkenberg por 6 a 5 tanto aos sábados quanto aos domingos. O alemão, porém, mostrou reação e foi melhor nos últimos três GPs antes do intervalo de agosto. A Fórmula 1 voltará apenas no dia 2 de setembro, na Bélgica, para a 12ª das vinte etapas do campeonato.

Confira abaixo a tabela completa com a comparação entre os pilotos de cada uma das equipes nas 11 primeiras etapas da temporada: 

                 Pilotos                                                                            Classificatórios                                            Corridas                            
Fernando Alonso x Felipe Massa                    11 x 0              11 x 0
Sebastian Vettel x Mark Webber                      6 x 5                6 x 5
Lewis Hamilton x Jenson Button                      8 x 3                7 x 4
Nico Rosberg x Michael Schumacher                      7 x 4                7 x 4
Kimi Raikkonen x Romain Grosjean                      3 x 8                9 x 2
Kamui Kobayashi x Sergio Pérez                      6 x 5                5 x 6
Paul di Resta x Nico Hulkenberg                      6 x 5                6 x 5
Pastor Maldonado x Bruno Senna                      8 x 3                4 x 7
Daniel Ricciardo x Jean-Éric Vergne                      9 x 2                6 x 5
Heikki Kovalainen x Vitaly Petrov**                      8 x 3                5 x 5
Timo Glock x Charles Pic***                      6 x 4                7 x 3
Pedro de la Rosa x Narain Karthikeyan****                    10 x 0                8 x 1


* As posições em classificatórios foram definidas pelo lugar em que o piloto conseguiu no grid de largada, contando as punições.

** Os dois abandonaram no GP da Austrália.
*** Timo Glock não participou do GP da Europa por problemas de saúde.
**** Os pilotos não disputaram a etapa da Austrália e, no Canadá, ambos abandonaram.

Leia tudo sobre: Felipe MassaFernando AlonsoFerrariBruno SennaF1Fórmula 1Williams

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG