Pista recebe a 11ª etapa do campeonato da Fórmula 1 neste fim de semana

A Fórmula 1 desembarca neste fim de semana na Hungria. A categoria chega ao circuito de Hungaroring para a 11ª prova do campeonato com Fernando Alonso, da Ferrari, na liderança do Mundial e tentando aumentar sua vantagem. Enquanto isso, as outras equipes tentam se recuperar na tabela antes da pausa de agosto.

Leia também: Bruno Senna alerta para o calor e desgaste físico em Hungaroring

O circuito de Hungaroring recebe a Fórmula 1 ininterruptamente desde o ano de 1986 e é conhecido por suas estreitas retas, curvas lentas e por permitir poucas ultrapassagens durante a prova. Com isso, o treino classificatório e uma boa estratégia de paradas nos boxes podem definir a corrida do próximo domingo (29).

A pista tem dado sorte à McLaren. Nos últimos sete anos, a equipe venceu cinco provas realizadas no local. Seus pilotos também têm bom retrospecto: Jenson Button e Lewis Hamilton já venceram duas vezes cada em Hungaroring. Button, aliás, ganhou a prova do ano passado.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

Sempre entre as favoritas, a Red Bull venceu apenas uma vez na Hungria, com Mark Webber, em 2010. A Ferrari do líder Alonso e de Felipe Massa não ganha em Hungaroring desde a temporada 2004, com Michael Schumacher. O heptacampeão mundial detém a volta mais rápida do circuito, com 1min19s071, e é quem mais subiu no lugar mais alto do pódio por lá, com quatro conquistas contra três de Ayrton Senna.

Um episódio ocorrido no circuito de Hungaroring marcou a história da Fórmula 1 recentemente. Em 2009, uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou o capacete de Massa durante o classificatório para o GP da Hungria. Depois de se chocar contra os pneus de proteção, o brasileiro da Ferrari foi levado a um hospital de Budapeste e dias depois voltou ao Brasil, mas não correu mais durante aquela temporada.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Apesar disso, o Brasil tem bom histórico em Hungaroring. Além das três vitórias de Senna, Nelson Piquet venceu duas vezes, em 1986 e 1987. A última vitória brasileira na Hungria aconteceu em 2002, com Rubens Barrichello.

Confira a programação completa do fim de semana da Fórmula 1 na Hungria*:

Sexta-feira, 27 de julho
1º treino livre: 5h
2º treino livre: 9h

Sábado, 28 de julho
3º treino livre: 6h
Classificatório: 9h

Domingo, 29 de julho
Grande Prêmio da Hungria: 9h

* Sempre pelo horário de Brasília

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.