Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Em treino com chuva, Alonso crava a pole para o GP da Alemanha

Espanhol da Ferrari faz ótimo tempo no fim e deixa alemães para trás. Massa vai largar em 13º, logo à frente de Bruno Senna

iG São Paulo | - Atualizada às

Com um ótimo tempo no fim do treino, Fernando Alonso conseguiu a pole position para o GP da Alemanha neste sábado (21). Debaixo de chuva, o espanhol cravou sua segunda pole seguida na temporada e sai na frente de Sebastian Vettel, que não superou seu tempo na volta final.

Leia também: Confira todos os detalhes do classificatório em Hockenheim

Michael Schumacher sai na terceira posição, se aproveitando da punição dada a Mark Webber, que fez o terceiro melhor tempo, mas caiu para oitavo. Em um ótimo treino, Nico Hulkenberg conseguiu a quarta posição com a Force India, deixando três alemães atrás de Alonso em Hockenheim. Pastor Maldonado e Jenson Button sairão na terceira fila. Lewis Hamilton vai largar em sétimo, à frente de Webber, Paul di Resta e Kimi Raikkonen, que completam os dez primeiros do grid.

Felipe Massa errou em sua volta rápida no Q2 e não se classificou para a parte final do treino. Ele largaria em 14º, mas ganhou uma posição por conta de uma punição ao mexicano Sergio Pérez e sai em 13º. Logo atrás dele, Bruno Senna sai em 14º também beneficiado pela punição.

Q1- No sufoco, Schumacher se classifica para o Q2. Brasileiros também passam

A primeira parte do treino começou com os pilotos indo rapidamente à pista com pneus médios para marcarem tempos antes de uma possível chuva que já era esperada. Depois de uma primeira fase com todos de pneus médios, os pilotos voltaram à pista na fase final do Q1 com os compostos macios, baixando os tempos e mexendo na classificação.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

Com isso, os tempos de alguns pilotos das equipes de ponta começaram a ficar ameaçados. Mark Webber era um dos que corriam risco, mas conseguiu seu tempo no fim. Outro que passou sufoco foi Michael Schumacher, que conseguiu o último melhor tempo suficiente para passar ao Q2 na última chance.

Massa e Senna tiveram certa tranquilidade nesta parte e se classificaram sem passar sufoco no fim. Além de Jean-Éric Vergne, da Toro Rosso, os pilotos de Caterham, Marussia e HRT também foram eliminados no Q1. Todos, porém, conseguiram se classificar dentro dos 107% do tempo do primeiro colocado e estão garantidos na corrida.

Q2: Chuva chega e Massa e Senna ficam fora do Q3

No intervalo entre a primeira e a segunda parte do classificatório, a esperada chuva começou a cair no circuito de Hockenheim, obrigando todos a usarem pneus intermediários e deixando os tempos muito mais lentos do que os do Q1. Os pilotos que conseguiram marcar seus tempos logo no início se deram bem, pois a chuva aumentou na parte final do Q2.

Um dos que não conseguiu ir bem no começo foi Felipe Massa. O brasileiro da Ferrari até tentou melhorar seu tempo no fim com pneus de chuva pesada, mas não conseguiu e acabou eliminado da disputa entre os dez primeiros.

Senna também passou pelo mesmo problema. Mesmo tentando voltar no fim com pneus de chuva, o piloto da Williams não se garantiu na disputa final pela pole position. Daniel Ricciardo, Sergio Pérez, Kamui Kobayashi, Romain Grosjean e Nico Rosberg também foram eliminados.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Q3 – Alonso voa no fim e deixa alemães para trás

A terceira parte do treino começou ainda com muita chuva, fazendo até com que alguns pilotos pedissem a interrupção no classificatório. A direção de prova, porém, deixou o treino correr e os pilotos foram à pista.

Com as condições da pista melhorando aos poucos, os tempos foram caindo. Nos minutos finais do treino, Alonso cravou sua ótima marca e assumiu a liderança. Vettel até tentou bater o tempo do espanhol no fim, mas acabou com a segunda posição.

Além de Vettel, Alonso também frustrou a torcida deixando mais dois alemães para trás: Schumacher, que sai em terceiro, e Hulkenberg, o quarto. Maldonado e Button serão os pilotos da terceira fila. Webber fez o terceiro tempo, mas foi punido e larga em oitavo, atrás de Hamilton. A quinta fila do grid ficou com Di Resta e Raikkonen.

O GP da Alemanha será a décima corrida da temporada da Fórmula 1 e vai acontecer neste domingo (22), às 9 horas (de Brasília). Acompanhe todos os detalhes da prova no Tempo Real do iG.

Confira como ficou o grid para o GP da Alemanha:

1 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – 1min40s621
2 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – 1min41s026
3 – Michael Schumacher (ALE) - Mercedes – 1min42s459
4 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – 1min43s501
5 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – 1min43s950
6 – Jenson Button (GBR) - McLaren – 1min44s113
7 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – 1min44s186
8 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – 1min41s496*
9 – Paul di Resta (GBR) - Force India – 1 min44s889
10 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – 1min45s811
11 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – 1min39s789
12 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – 1min39s985
13 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – 1min40s212
14 – Bruno Senna (BRA) - Williams – 1min40s752
15 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – 1min16s741
16 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – 1min17s620
17 – Sergio Pérez (MEX) - Sauber – 1min39s933**
18 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – 1min18s531
19 – Charles Pic (FRA) - Marussia - 1min19s220
20 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – 1min40s574*
21 – Timo Glock (ALE) - Marussia – 1min19s291
22 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – 1min41s551*
23 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – 1min19s912
24 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT - 1min20s230

* Foram punidos com a perda de cinco posições no grid por conta da troca da caixa de câmbio
** Pérez foi punido com a perda de cinco posições no grid por ter bloqueado Alonso e Raikkonen durante o Q2 


Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG