Publicidade
Publicidade - Super banner
Automobilismo
enhanced by Google
 

Em treino interrompido pela chuva, Alonso crava a pole em Silverstone

Espanhol dá show no fim e sai na frente no GP da Grã-Bretanha. Massa é o quinto, seu melhor grid no ano

iG São Paulo | - Atualizada às

Em um treino classificatório emocionante e interrompido pela chuva neste sábado (7), Fernando Alonso conquistou a pole position para o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1. O espanhol, que por pouco não foi eliminado no Q2, voou durante a última parte do treino e vai largar em primeiro no domingo. Assim como Alonso, Mark Webber também fez uma ótima volta no fim e sai em segundo.

Leia também: Veja todos os detalhes do treino classificatório

As atividades ficaram paradas por 92 minutos por causa de uma forte chuva no circuito inglês e fez os pilotos passarem por uma "maratona" até o término do treino. A Ferrari de Alonso acabou beneficiada com a paralisação na segunda parte do treino, já que vinha com seus dois pilotos ficando de fora dos dez primeiros. Com isso, o espanhol teve a chance de levar a escuderia italiana à pole position, o que não acontecia desde o GP de Cingapura de 2010.

Michael Schumacher vai sair da terceira posição, à frente de Sebastian Vettel. Felipe Massa conseguiu seu melhor grid no ano e sai em quinto. Kimi Raikkonen levou a Lotus à sexta posição, à frente de Pastor Maldonado. Lewis Hamilton não conseguiu um bom tempo no Q3 e vai largar da oitava colocação. Romain Grosjean e Paul di Resta completam a lista dos dez primeiros. Bruno Senna, que não passou para o Q3, vai largar da 13ª posição.

Q1: Bandeira amarela no fim atrapalha e Button fica fora do Q2

O início do Q1 foi bastante movimentado: com previsão de a chuva aumentar nos minutos seguintes, todos os pilotos foram à pista com pneus intermediários para abrirem suas voltas logo no início.

A surpresa entre os que não conseguiram tempo para ficar entre os 17 primeiros foi Jenson Button. Depois de passar boa parte do treino fora da zona de classificação, o britânico da McLaren vinha com uma última volta cronometrada boa. Porém, uma bandeira amarela causada por Timo Glock fez com que Button tivesse de diminuir a velocidade, perdendo a chance de se classificar para a segunda parte.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros leitores

Também ficaram de fora do Q2 os carros da Caterham de Vitaly Petrov e Heikki Kovalainen, além de Glock, Pedro de la Rosa e Narain Karthikeyan. Charles Pic, da Marussia, ficou com o pior tempo, fora dos 107% com relação ao primeiro colocado do Q1. Com isso, ainda depende de aprovação para ver se poderá correr.

Q2: Chuva interrompe sessão por 92 minutos. No retorno, Massa vai ao Q3 e Senna é eliminado

A chuva esperada no Q1 veio com força na segunda parte da classificação e fez com que o treino fosse parado faltando 6 minutos e 19 segundos para o fim do Q2. A paralisação, que durou 92 minutos, rendeu algumas boas cenas no pitlane, como Nico Rosberg e Ross Brawn brincando com a torcida e puxando uma “ola”.

Com uma trégua da chuva, as equipes tiveram dez minutos para retornar ao treino. Os carros voltaram com pneus de chuva e começaram a baixar os tempos conquistados antes da paralisação.

Em um final de Q2 emocionante, Alonso, que seria eliminado, conseguiu se garantir na fase final do classificatório, apesar de uma bandeira amarela causada por Romain Grosjean. Massa também fez uma boa volta e passou ao Q3 com mais tranquilidade.

Senna, porém, não teve a mesma sorte e ficou no Q2 mais uma vez. Além dele, também foram eliminados Paul di Resta, Kamui Kobayashi, Rosberg, Daniel Ricciardo, Jean-Éric Vergne e Sergio Pérez.

Q3: Alonso e Webber disputam até o fim, mas espanhol leva a melhor

Se a segunda parte do treino foi emocionante, o Q3 não ficou atrás. A disputa pela pole position só foi definida nos instantes finais e tinha Alonso e Webber como os dois grandes candidatos. O australiano, porém, não conseguiu bater o tempo do rival em sua última volta cronometrada e deixou Alonso com a pole position.

Schumacher se garantiu em terceiro, deixando Vettel para trás. Massa, que mostrou muita velocidade no Q3, acabou ficando com o quinto posto, seu melhor grid no ano. Kimi Raikkonen vai sair em sexto, com Pastor Maldonado logo atrás. Lewis Hamilton não conseguiu um bom tempo e vai largar em oitavo, à frente de Romain Grosjean e Paul di Resta, que completam os dez primeiros.

O Grande Prêmio da Grã-Bretanha, nona etapa da temporada da Fórmula 1, acontece no domingo (8), às 9 horas (de Brasília). Acompanhe todos os detalhes da prova no Tempo Real do iG.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

Confira como ficou o grid para o GP da Grã-Bretanha:

1 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – 1min51s746
2 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – 1min51s793
3 – Michael Schumacher (ALE) - Mercedes – 1min52s020
4 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – 1min52s199
5 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – 1min53s065
6 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – 1min53s290
7 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – 1min53s539
8 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – 1min53s543
9 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – Sem tempo no Q3
10 – Paul di Resta (GBR) - Force India – 1min57s009
11 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – 1min57s108
12 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – 1min57s132
13 – Bruno Senna (BRA) - Williams – 1min57s426
14 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – 1min54s382*
15 – Sergio Pérez (MEX) - Sauber – 1min57s895
16 – Jenson Button (GBR) - McLaren – 1min48s044
17 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – 1min57s071*
18 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – 1min49s027
19 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – 1min49s477
20 – Timo Glock (ALE) - Marussia – 1min51s618
21 – Pedro de La Rosa (ESP) – HRT – 1min52s742
22 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT - 1min53s040
23 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – 1min57s719**
24 – Charles Pic (FRA) - Marussia - 1min54s143*

* Foram punidos com a perda de cinco posições no grid
** Foi punido com a perda de 10 posições no grid

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG