No Bahrein, grupos antigoverno acusam polícia de usar munição real contra manifestantes

Nesta quinta-feira (19), grupos de oposição ao governo do Bahrein acusaram a polícia de utilizar munições reais para dispersar os protestos contra a realização do Grande Prêmio de Fórmula 1 , previsto para este fim de semana.

Leia também: A poucos dias do GP, protestos contra a F1 aumentam no Bahrein

Em um comunicado, o partido Al Wifaq, mais importante da oposição xiita, acusou as forças de segurança e alertou que ao menos 20 pessoas ficaram feridas em manifestações pelo país. "A maioria dos povoados está sendo inundado por nuvens de gás lacrimogêneo, que causaram asfixia em muitos casos. Em alguns lugares, os gases foram disparados dentro das casas", assinala o comunicado.

Siga o iG Automobilismo no Twitter

A Associação Juvenil do Bahrein pelos Direitos Humanos (AJBDH) denunciou o uso de espingardas com chumbinho pelas forças de segurança, e elevou os feridos em todo o país para mais de 40. Segundo essa organização, a maioria das pessoas com ferimentos não procura os hospitais pelo "temor de serem detidas ou maltratadas".

Grupos de oposição ao governo pedem a introdução de reformas políticas no Bahrein e a libertação dos presos políticos - reivindicações que querem seguir divulgando de forma pacífica durante a etapa da F1. No início desta semana, milhares saíram às ruas em uma manifestação contra a realização da corrida e para reivindicar a libertação do ativista pró direitos humanos Abdul Hadi al Jawaya.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros leitores

A Anistia Internacional divulgou na quarta-feira um relatório no qual aponta que as reformas prometidas no país não foram implantadas e prosseguem as violações aos direitos humanos. Desde o início dos protestos em fevereiro de 2011, morreram ao menos 70 pessoas no Bahrein, milhares foram detidas e dezenas condenadas a penas de prisão.

Confira a programação completa do fim de semana da Fórmula 1 no Bahrein*:

Sexta-feira, 20 de abril
1º treino livre: 4h
2º treino livre: 8h

Sábado, 21 de abril
3º treino livre: 5h
Classificatório: 8h

Domingo, 22 de abril
Grande Prêmio do Bahrein: 9h

* Sempre pelo horário de Brasília

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.