Com vantagem de 60 pontos sobre Alonso e título praticamente garantido, restará ao alemão nesta temporada diminuir vantagem de brasileiro no ranking de vitórias e pole positions

Vettel está muito perto do tetracampeonato de F1
Getty Images/Mark Thompson
Vettel está muito perto do tetracampeonato de F1

Sebastian Vettel era um menino de seis anos de idade quando o tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna se acidentou e morreu no GP de San Marino de 1994. Quase duas décadas depois, o preococe alemão ameaça as maiores marcas do brasileiro. E não é errado dizer que é apenas uma questão de tempo para superá-las. Virtual tetracampeão, resta agora a ele em 2013 aumentar sua coleção de recordes. Começando nesta semana, na Coreia do Sul.

Acha que Vettel deixará os números de Senna para trás na F1? Comente

Senna é o terceiro piloto que mais venceu corridas em toda a história da F1. Foram 41 triunfos em 162 provas disputadas, o que lhe garante um aproveitamento de 25,3%. Já Vettel superou na última semana o rival Fernando Alonso, da Ferrari, e, com 33 vitórias, passou a ser o quarto colocado no ranking. Isso com 114 GPs em toda sua carreira.

Ainda restam seis etapas no Mundial de 2013. Vindo de três triunfos, Vettel é franco favorito a seguir ocupando o lugar mais alto do pódio até o fim da temporada. E, se não tem como ultrapassar Senna neste ano, o alemão pode muito bem encostar nele e deixá-lo para trás em 2014, caso mantenha sua média de 29% de vitórias.

LEIA: Confira verdades e mitos sobre a rivalidade de Hunt e Lauda em "Rush"

Outra marca importante de Ayrton que está ameaçada é a quantidade de pole positions. Segundo maior neste quesito, atrás somente de Michael Schumacher, o brasileiro largou 65 vezes da primeira colocação – o que lhe conferia um incrível aproveitamento de 40%, contra 22,3% do heptacampeão.

VETTEL AMEAÇA MARCAS DE SENNA NA F1
MAIORES VENCEDORES TOTAL MAIS VEZES NA POLE POSITION TOTAL
1. Michael Schumacher (Alemanha) 91 1. Michael Schumacher (Alemanha) 68
2. Alain Prost (França) 51 2. Ayrton Senna (Brasil) 65
3. Ayrton Senna (Brasil) 41 3. Sebastian Vettel (Alemanha) 41
4. Sebastian Vettel (Alemanha) 33 4. Alain Prost (França) 33
5. Fernando Alonso (Espanha) 32 = Jim Clark (Escócia) 33

Vettel, por sua vez, já registrou 41 poles e é o terceiro neste quesito. Para bater Senna, porém, o alemão precisaria ainda de três temporadas em alto nível mantendo a média atual de 36%.

A favor do piloto da Red Bull está sua precocidade. Hoje com 26 anos, ele foi o mais novo a pontuar, ir ao pódio, conseguir uma pole positions e conquistar uma vitória. Aos 23, se tornou o mais jovem campeão do mundo. E marcas foram quebradas na sequência com o bi e o tri - superando aí Senna, até então o mais novo a chegar no terceiro troféu (31 anos).

A não ser que uma catástrofe aconteça até novembro, Vettel será coroado o tetra mais jovem. Schumacher, quando conseguiu seu quarto título, tinha 32 anos. Na temporada 2013, o piloto tem 60 pontos de vantagem sobre Alonso e não precisa mais vencer para ser campeão - basta ir ao pódio nas seis provas restantes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.