Especialistas veem Massa ameaçado, mas com vaga em 2014 se 'cabeça ajudar'

Por Pedro Taveira - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Com 61 pontos, brasileiro é apenas sétimo colocado no Mundial de pilotos da Fórmula 1 e ainda não teve seu contrato renovado pela Ferrari para correr na temporada que vem

Mark Thompson/Getty Images
Felipe Massa precisa melhor no segundo semestre para manter sua vaga na Ferrari em 2014

A Fórmula 1 está de férias por quatro semanas. Depois do GP da Hungria, realizado a sete dias e vencido por Lewis Hamilton, a velocidade volta somente no dia 25 de agosto, na Bélgica. Mas o período não servirá como descanso para Felipe Massa. Novamente pressionado por maus resultados, o brasileiro terá que se colocar a cabeça no lugar para retornar em bom nível a fim de se manter na Ferrari na temporada 2014.

Massa é apenas o sétimo colocado no Mundial de pilotos, com 61 pontos. A Ferrari está no terceiro lugar na tabela dos construtores. Apesar de melhor que no ano passado, quando na mesma altura do campeonato havia conquistado somente 23, a quantia é pouco para um piloto da tradicional equipe italiana.

“Tem um pouco de cabeça nessa história. Um bom resultado muda tudo, como aconteceu no ano passado. O cara tem de ficar tranquilo e evitar erros. Talvez ser um pouquinho mais conservador para conseguir resultados mais consistentes”, falou ao iG Esporte Flávio Gomes, editor da revista Warm Up.

Acha que Felipe Massa ainda tem lugar na F1? Deixe seu comentário

Luciano Burti, ex-piloto de Fórmula 1 e comentarista da Rede Globo, também lembra a autoconfiança: “[Massa tem que] trabalhar para manter o equilíbrio e a auto confiança. Pilotar ele sabe muito bem, esse não é o problema”, disse.

Após um bom início de ano, Massa caiu de rendimento. Chamou a atenção a sequência de acidentes sofridos em Mônaco, no Canadá e na Alemanha, que fez novamente com que fosse criticado.

“Não falta velocidade ao Felipe, mas os erros em Mônaco, ainda acho que aconteceu algo errado com o carro, e treinos de Inglaterra, Canadá e Alemanha, somados aos problemas de pneus no Bahrein e Inglaterra, colocaram sua habilidade em xeque e obviamente o colocam sob pressão”, afirmou Burti.

“Normalmente, um piloto erra quando tenta tirar mais do carro do que o carro tem”, explicou Gomes.

Felipe Massa se despediu da Ferrari diante de 15 mil torcedores no circuito de Mugello. Foto: Ferrari/Site OficialFelipe Massa se despediu da Ferrari diante de 15 mil torcedores no circuito de Mugello. Foto: Ferrari/Site OficialFelipe Massa se despediu da Ferrari diante de 15 mil torcedores no circuito de Mugello. Foto: Ferrari/Site OficialFelipe Massa se despediu da Ferrari diante de 15 mil torcedores no circuito de Mugello. Foto: Ferrari/Site OficialFelipe Massa se despediu da Ferrari diante de 15 mil torcedores no circuito de Mugello. Foto: Ferrari/Site OficialFelipe Massa brinca durante entrevista para rede de TV, no circuito de Buddh, na Índia. Foto: Getty Images/Clive MasonMassa passou perto do limite para a árte final do treino classificatório, mas acabou em quinto lugar no grid, à frente de Fernando Alonso. Foto: Paul Gilham/Getty ImagesMassa foi o oitavo no primeiro treino do dia e subiu uma posição na segunda sessão. Foto: Saurabh Das/APPiloto Felipe Massa é torcedor do São Paulo. Foto: ReproduçãoFelipe Massa durante o GP do Japão de Fórmula 1. Foto: Clive Rose/Getty ImagesFernando Alonso e Felipe Massa fizeram provas discretas no Japão. Foto: Getty ImagesFelipe Massa vai largar em quinto no GP do Japão de F1. Foto: Clive Rose/Getty ImagesMassa e Alonso são vistos depois do treino de classificação para o GP do Japão de F1. Foto: Shuji Kajiyama/APFelipe Massa, da Ferrari, e Sebastian Vettel, da Red Bull, no treino classificatório do GP da Coreia do Sul. Foto: APMassa no treino livre para o GP da Coreia do Sul de F1. Foto: Mark Thompson/Getty ImagesMassa fez o quinto tempo nos treinos livres na Coreia do Sul . Foto: MARK BAKER/APFelipe Massa durante o GP da Itália. Foto: Clive Mason/Getty ImagesLargada do GP da Itália: Felipe Massa salta para a segunda posição. Foto: Paul Gilham/Getty Imagesf1. Foto: Getty ImagesFelipe Massa teve problemas em sua caixa de câmbio no segundo treino livre para o GP da Itália. Foto: APFelipe Massa na Bélgica. Foto: ReutersFelipe Massa. Foto: AFPFelipe Massa. Foto: Getty ImagesFelipe Massa em Barcelona. Foto: Getty ImagesFelipe Massa, piloto da Ferrari. Foto: AFPFelipe Massa em Jerez. Foto: Getty ImagesFelipe Massa. Foto: Getty ImagesMassa olha sua Ferrari pegar fogo nos treinos que antecedem a temporada da Fórmula 1. Foto: AFPFerrari de Massa pega fogo durante testes em Valência. Foto: Getty ImagesEm evento da Ferrari, em Madonna di Campiglio, Massa diz que está preparado para lutar contra qualquer um em 2011. Foto: AFPMassa esquia em evento promocional na cidade de Madonna di Campiglio, no norte na Itália. Foto: AFPFelipe Massa se prepara para mais uma sessão de treinos. Foto: ReutersMassa abandonou a corrida logo na 4ª volta. Foto: Martin Meissner/APFelipe Massa conduz a Ferrari durante o treino. Brasileiro fez o sétimo melhor tempo. Foto: Mark Thompson/Getty ImagesPneu estourou e comprometeu prova de Felipe Massa na Inglaterra. Foto: ReutersTreino classificatório para o GP da Inglaterra, em Silverstone. Foto: Getty ImagesFelipe Massa observa seu carro após bater em Silverstone. Foto: Getty ImagesMassa foi para a pista no final do treino e ficou com o último tempo entre os 11 pilotos que se arriscaram no molhado. Foto: Darren Staples/ReutersGP do Canadá. Foto: APTreinos do GP do Canadá de F1. Foto: Getty ImagesBrasileiro Felipe Massa deixa os boxes com a sua Ferrari para o treino livre desta sexta-feira. Foto: Mark Thompson/Getty ImagesFelipe Massa bateu forte sua Ferrari no terceiro treino livre para o GP de Mônaco. Foto: Getty ImagesFelipe Massa bateu forte sua Ferrari no terceiro treino livre para o GP de Mônaco. Foto: Getty ImagesFelipe Massa bateu forte sua Ferrari no terceiro treino livre para o GP de Mônaco. Foto: Getty ImagesFelipe Massa bateu forte sua Ferrari no terceiro treino livre para o GP de Mônaco. Foto: Getty ImagesFelipe Massa bateu forte sua Ferrari no terceiro treino livre para o GP de Mônaco. Foto: Getty ImagesBrasileiro Felipe Massa ficou atrás do companheiro de Ferrari e fez o 4º tempo na primeira sessão em Mônaco. Foto: Clive Mason/Getty ImagesFelipe Massa volta a correr na F1 no dia 26, no Grande Prêmio de Mônaco. Foto: Getty ImagesMassa também atacou de frentista na exibição . Foto: Alik Keplicz/APPúblico aplaudiu a exibição de Felipe Massa nas ruas de Varsóvia. Foto: Alik Keplicz/APEquipe da Ferrari também fez uma troca de pneus diante do público polonês. Foto: Getty ImagesMassa faz manobra na rua de Varsóvia. Foto: Getty ImagesFernando Alonso e Felipe Massa comemoram no pódio após o GP da Espanha. Foto: APTreinos do GP da Espanha. Foto: Getty ImagesFelipe Massa saiu da pista durante o primeiro treino livre para o GP da Espanha. Foto: Emilio Morenatti/APO espanhol Fernando Alonso e o brasileiro Felipe Massa chegam para o desfile dos pilotos antes da largada no Bahrein. Foto: APFelipe Massa é cumprimentado pelo príncipe do Bahrein, Hamad al-Khalifa, após os treinos classificatórios deste sábado. Foto: ReutersO carro do brasileiro Felipe Massa é empurrado pelos mecânicos. Piloto da Ferrari foi beneficiado por punições e sairá em quarto lugar. Foto: APFelipe Massa. Foto: Vladimir Rys/Getty ImagesMassa não vence uma corrida desde 2008. Foto: Hassan Ammar/APMassa liderou o primeiro treino no Bahrein. Foto: Kamran Jebreili/APFerraris de Alonso e Massa largaram bem e pularam para as primeiras posições no início da prova. Foto: Getty ImagesFelipe Massa largou bem, mas perdeu rendimento na segunda parte da prova e acabou em sexto. Foto: Getty ImagesFelipe Massa não repetiu bom desempenho da sexta-feira e larga apenas na quinta colocação. Foto: Getty ImagesFelipe Massa não repetiu bom desempenho da sexta-feira e larga apenas na quinta colocação. Foto: Getty Imagesf1. Foto: Getty Imagesf1. Foto: Getty ImagesFelipe Massa fez o melhor tempo no segundo treino livre para o GP da China. Foto: Getty ImagesFelipe Massa fez o melhor tempo no segundo treino livre para o GP da China. Foto: Getty ImagesO espanhol Fernando Alonso e o brasileiro Felipe Massa participam de evento de um patrocinador em Xangai. Foto: Carlos Barrias/ReutersFelipe Massa recebe o carinho dos chineses. Foto: InstagramFerrari trabalha durante passagem de Felipe Massa pelos boxes. Foto: Paul Gilham/Getty ImagesCarro de Felipe Massa passa em frente o pit wall da Ferrari em Sepang. Foto: Paul Gilham/Getty ImagesFelipe Massa espera nos boxes da Ferrari antes de entrar na pista. Foto: Clive Mason/Getty ImagesFelipe Massa teve tempo de 1min50s587 na última etapa do treino classificatório. Foto: Clive Mason/Getty ImagesMassa, Vettel e Alonso, os três melhores no treino classificatório do GP da Malásia. Foto: Mark Thompson/Getty ImagesFelipe Massa: segundo mais rápido na Malásia, brasileiro não largava na primeira fila desde março de 2010. Foto: Clive Mason/Getty ImagesTreinos livres para o GP da Malásia de Fórmula 1. Foto: Lai Seng Sin/APFelipe Massa pulou para a segunda posição logo após a largada, mas acabou em quarto. Foto: Robert Cianflone/Getty ImagesFelipe Massa abre volta com a pista molhada no treino classificatório do GP da Austrália. Foto: Getty ImagesFelipe Massa durante o GP da Austrália. Foto: ReutersFelipe Massa foi melhor que Fernando Alonso, companheiro na Ferrari, no primeiro treino na Austrália. Foto: John Donegan/AP

Em entrevista ao jornal Corriere dello Sport publicada no último sábado, Luca di Montezemolo, presidente da escuderia, deu seu recado a Massa. Prova de que a situação do piloto não é confortável.

“Felipe é um piloto muito rápido, mas nos últimos dias temos sido claros com ele, pois precisamos de resultados e pontos. Então iremos olhar um nos olhos do outro em algum momento e decidir o que fazer”, falou Montezemolo.

Na visão dos especialistas, porém, Massa ainda tem futuro na principal categoria do automobilismo. Mas tudo depende de seus resultados na próximas duas corridas, realizadas na Bélgica e na Itália.

Getty Images
Felipe Massa observa seu carro após bater durante treino em Silverstone

“Todo piloto que tem contrato de apenas um ano e não consegue bons resultados está ameaçado. Mas o mercado não tem tanta gente boa assim dando sopa. A Ferrari é conservadora e não inventa muito com pilotos faz tempo. No ano passado, Massa salvou o emprego com um bom segundo semestre. Tem de tentar fazer o mesmo, se quiser ficar no time”, disse Gomes.

“Massa ainda tem lenha para queimar. A mudança de categoria é algo que teria de ser muito bem pensado. Tem experiência em equipe grande, é bom piloto, sabe ganhar corridas. Acho que tem lugar [na F1], ainda”, emendou o jornalista.

“[Está ameaçado,] mas acredito que sua vaga estará garantida se ele fizer boas corridas na Bélgica e Itália. Ele ainda tem o potencial para alcançar ótimos resultados na F1. Isso depende apenas dele e da equipe”, falou Burti.

Colunista do jornal Folha de S. Paulo, Fábio Seixas colocou o alemão Nico Hulkenberg, hoje na Sauber, como uma possível ameaça ao brasileiro.

“Massa está devendo. Imagino que Hulkenberg seja uma ameaça para Massa caso o brasileiro não reaja até Monza”, escreveu o jornalista.

Leia tudo sobre: felipe massaferrarifórmula 1

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas