Depois de duas derrotas, seleção de Bernardinho venceu por 3 sets a 0 e foi para a segunda colocação do grupo

Estadão Conteúdo

Jogadores do Brasil sobem para bloquear ataque finlandês
FIVB/Divulgação
Jogadores do Brasil sobem para bloquear ataque finlandês

Depois de um começo ruim, em que perdeu para Polônia e Canadá, a seleção brasileira masculina de vôlei vai, aos poucos, encontrando seu melhor jogo na Liga Mundial. Na abertura da segunda rodada do torneio, nesta sexta-feira, na cidade polonesa de Katowice, o Brasil massacrou a Finlândia com uma vitória por 3 sets a 0, com parciais fáceis de 25/13, 25/14 e 25/14, em apenas 59 minutos de confronto.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Agora, depois de quatro partidas já disputadas, o Brasil ocupa a segunda colocação do Grupo B da Liga Mundial, atrás apenas da líder Polônia, que derrotou o Canadá por 3 sets a 0, também nesta sexta-feira, em Katowice. A seleção brasileira volta a jogar neste sábado, quando enfrenta os canadenses, a partir das 15 horas (horário de Brasília), no mesmo local - no domingo, será a vez de encarar os poloneses.

Leia mais: Cuba perde e está fora do vôlei feminino em Londres

Na primeira rodada, disputada em Toronto, o Brasil só conseguiu somar uma vitória em três jogos, justamente contra a Finlândia, de quem venceu novamente nesta sexta-feira. O técnico Bernardinho admitiu que o time precisava evoluir e aproveitou as quase duas semanas de treino para trabalhar bastante. Assim, a seleção brasileira teve uma boa performance em Katowice, conseguindo ganhar com facilidade.

Veja também: De volta, Murilo acredita em evolução da seleção na Liga Mundial

Para ajudar, o Brasil contou com o retorno do ponteiro Murilo, que tinha ficado de fora da primeira rodada por problemas físicos. Titular da seleção, ele ajudou bastante na vitória sobre a Finlândia. Além dele, Bernardinho escalou Ricardinho, Dante, Sidão, Rodrigão, Wallace e Serginho no jogo desta sexta-feira - o grupo segue sem poder contar com Giba e Leandro Vissotto, que estão em recuperação médica.

E ainda: "Tive medo de não voltar para casa", diz Vissotto após arritmia

Durante o jogo, Bernardinho fez poucas mudanças na equipe, mantendo a base titular. Já no terceiro set, ele decidiu trocar o ponteiro Dante por Thiago Alves, que ficou em quadra na última parcial. O maior pontuador do Brasil na partida foi o central Sidão, com 12 pontos marcados, enquanto o oposto Wallace contribuiu com 11 - do outro lado, o principal jogador da Finlândia foi Mikko Oivanen, com 14 pontos.

Além dos confrontos já realizados em Toronto e dos que acontecem agora em Katowice, serão disputadas mais duas rodadas no Grupo B da Liga Mundial. A próxima será em São Bernardo do Campo (SP), enquanto a última está prevista para a cidade de Tampere, na Finlândia. E a luta do Brasil é para conseguir uma vaga na fase final do torneio, que está programada para ser entre os dias 4 e 8 de julho, em Sofia, na Bulgária.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.